O Laboratório de Sanidade de Organismos Aquáticos (AQUOS) pertence ao Departamento de Aquicultura, Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e está inserido no Núcleo de Estudos em Patologia Aquícola (NEPAq).
Formado por uma equipe de pesquisadores de graduação e pós-graduação e coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Laterça Martins, o AQUOS é também responsável pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa, pela produção de artigos científicos, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e atua no esclarecimento de dúvidas sobre enfermidades de organismos aquáticos.
Entre as linhas de estudo em que o laboratório atua, há destaque para a biologia, ecologia e desenvolvimento de parasitos importantes para a aquicultura, ambiente natural e a saúde pública, influência de parasitos na hematologia de peixes, imunoprofilaxia de camarões e peixes, tratamentos alternativos de doenças, identificação de parasitos em nível específico e alterações histopatológicas em animais aquáticos causadas pelo mesmo.
Com relação a estrutura física, o AQUOS possui duas salas, Bioensaio I e Bioensaio II, que foram idealizadas para a execução de experimentos, possuindo sistema de recirculação, tanques e filtro ultravioleta. A porção principal do laboratório é constituída por quatro salas, assim distribuídas: sala principal, com estereomicroscópios, microscópios, além de outros equipamentos; sala de estudos; sala de histologia e sala para armazenamento de materiais destinados a triagem.